SEM TRILHA POR HORA

Trilha de Morro de Santo Antônio é interditada por conta de incêndio

Redação: Notícias da Baixada | 18/11/2020 - 09:34
Trilha de Morro de Santo Antônio é interditada por conta de incêndio

O Monumento Natural Morro de Santo Antônio, no município de Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul de Cuiabá), está com a trilha interditada temporariamente devido ao incêndio que acomete o local desde a noite de segunda-feira (16).

A proporção do incêndio florestal na Unidade de Conservação está sendo avaliada pela equipe do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT). O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), atua no combate direto ao incêndio florestal no Morro de Santo Antônio, que fica aproximadamente 20 km de Cuiabá.

Entre as ações estão a utilização de materiais como sopradores, mochilas costais e abafadores. Os militares também trabalham para contenção das chamas e segurança das proximidades de chácaras e residências da região com a confecção de aceiros manuais.

As chamas estão em um local de difícil acesso por se tratar de um incêndio em região montanhosa. "Apesar das dificuldades que o terreno oferece aos combatentes, a equipe formada por especialistas se encontra engajada no combate ao fogo desde o amanhecer", afirma o 1° Ten BM Brito, comandante do incidente.

Estão sendo utilizadas 3 viaturas e 9 bombeiros militares trabalham para contenção das chamas, além da utilização de um drone que auxilia na avaliação aérea do incêndio florestal no morro de Santo Antonio, que é uma área proteção integral localizada no bioma Pantanal e que tem um total de 258 hectares. Todas as medidas operacionais estão sendo aplicadas para mitigar situações de risco aos moradores locais e proteção à fauna e flora ali presentes.

Fonte: Gazetadigital