EM CHAPADA DOS GUIMARÃES

Com candidata a vice indeferida pela justiça, campanha de Luisão pode chegar ao fim

A sentença foi do juiz eleitoral Ramon Fagundes Botelho, seguindo o parecer encaminhado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE)

Redação: Notícias da Baixada | 19/10/2020 - 22:21
Com candidata a vice indeferida pela justiça, campanha de Luisão pode chegar ao fim

Na última sexta-feira (16) foi indeferido o registro de candidatura de Odete Trechaud, que concorre a vice-prefeita na chapa encabeçada por Luisão (PV) na disputa pela Prefeitura de Chapada dos Guimarães. A sentença foi do juiz eleitoral Ramon Fagundes Botelho, seguindo o parecer encaminhado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

De acordo com o MPE, Odete não é filiada a nenhum partido político, nem mesmo ao Partido Verde, do qual é reconhecida como presidente do Diretório Municipal em Chapada dos Guimarães.

Em contestação, Odete alegou que sempre foi filiada ao partido, bem como, que exerce a função de Presidente do órgão partidário provisório. No entanto, o MPE juntou documentos que comprovam que a pretensa candidata não se encontra filiada a partido político, tendo solicitado sua desfiliação ao PV de Chapada dos Guimarães em agosto de 2015.

Em resposta a ex-candidata, o juiz eleitoral diz que “a exigência de filiação a partido político é apenas para aqueles que desejam concorrer a cargo eletivo. A desfiliação a partido não é impeditivo para ocupar cargo de direção em agremiação partidária, se o estatuto do partido não dispuser em contrário, de modo que a candidata não demonstrou a condição de elegibilidade de filiação partidária. Assim sendo, e não preenchidas todas as condições legais e as condições de elegibilidade para o registro pleiteado, julgo procedente a impugnação interposta pelo Ministério Público Eleitoral, e INDEFIRO o pedido de registro de candidatura de Odette Catherine Louise Trechaud”.

Diante da negativa, a candidatura de Luisão também estará prejudicada caso o partido não apresente outro nome para concorrer ao cargo de vice dentro prazo legal.

OUTRO NOME

Procurado pela reportagem, Vivi Rodrigues, coordenadora da campanha de Luisão informou que o partido ainda não foi notificado sobre a decisão, mas que a sigla não vai desistir da candidatura. Segundo ela, O PV deve apresentar outro nome nesta terça-feira (20). 

Fonte: FolhadeChapada