SEM DISTANCIAMENTO SOCIAL

Realização de Arrancadão revolta população de Santo Antonio do Leverger

Fonte: Blog do Waldemir

Redação: Notícias da Baixada | 16/06/2020 - 11:26
Realização de Arrancadão revolta população de Santo Antonio do Leverger

Em meio ao avanço dos casos do novo “Coronavírus“, classificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma “Pandemia“, diversos países adotaram medidas extremas para lidar com a situação, entre elas o cancelamento de grandes eventos, aulas em escolas e universidades e a orientação para que as pessoas evitem aglomerações ou até mesmo proximidade entre si. Também foram proibidos eventos com aglomeração, como missas e shows.

No Brasil, os casos de “Sars-cov-2“, como é chamado oficialmente o novo “Coronavírus“, têm crescido exponencialmente nos últimos dias.

Neste momento, a principal orientação é para que as pessoas mantenham a higiene pessoal, como lavar as mãos com frequência e manter os locais sempre limpos. Mas é importante que autoridades e empresas comecem a considerar a possibilidade de adiar eventos que possam ser adiados e racionalizar os momentos em que haverá aglomerações. As pessoas precisam estar preparadas para isso“.

Mesmo Mato Grosso registrando mais de 200 mortos e 6 mil casos confirmados da Covid-19, e com vários decretos proibindo a realização de grandes eventos, como forma de evitar aglomerações, que visa inibir o contágio de mais vítimas por Coronavírus, populares flagraram a realização de um “Arrancadão” na rodovia MT-040 no KM 17 da Rodovia Palmiro Paes de Barros, em Santo Antônio de Leverger.

Irresponsabilidade, ganancia, imoral, entre outros adjetivos a população classificou a atitude dos empresários que realizaram este evento“.

Desde o princípio da Pandemia do Coronavírus no Brasil, que uma das medidas adotadas seja pelo Ministério da Saúde (MS), como também pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde são:

– Evitar aglomerações
– Manter a distância de 1,5 a 2 metros de distância uma das outras
– Fazer uso constantemente das máscaras
– Lavar constantemente as mãos

Segundo informações de pessoas que passaram pelo local e pediram par não serem identificadas, mais de 200 pessoas estiveram presente no “Arrancadão”, o Mato-grossense de Arrancadas – Corridas Proibidas, que foi realizado no final da tarde do último domingo, (14).

Aglomeração com mais de 200 pessoas podem agravar ainda mais o sistema de Saúde da região“.

As fotos que chegaram até a redação, mostraram que no evento houve aglomerações, que tinham pessoas nas filas sem máscaras, como também não respeitavam o distanciamento de 1,5 metros de distância uma das outras, conforme são orientado até pelas medidas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com informações de bastidores, o evento era para ser realizado sem a presença de público, apenas com os pilotos e as pessoas que fazem parte da equipe técnica, como os mecânicos.

Um dos responsáveis pelo evento, Rosberg Rabelo sócio proprietário da Superação Pró Esportes, informou via áudio destinado a imprensa local, que assumiu a administração da pista de arrancadas de Santo Antônio de Leverger há um ano, e que o evento foi realizado amparado por todos os alvarás legais.

Autorização e decreto municipal

Área 65 apresentou o plano de contingência a Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Leverger e a Federação de Automobilismo de Mato Grosso, e conforme o Decreto nº15/2020 de que dispõe a instituição do plano estratégico de retomada gradativa e segura das atividades econômicas na cidade, e obteve a autorização para realizar a competição.

“Pode até ser legal, mas o evento é considerado por muita gente imoral, uma afronta a sociedade, por conta do período da pandemia do coronavírus que está fazendo centenas de vítimas em Mato Grosso”.

Temos os alvarás do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura, Federação e Confederação Brasileira de Automobilismo, que tem uma normativa sobre eventos automobilísticos, mediante plano de contenção, realizamos o plano de contenção, onde entrou apenas 10% do total lotação“, explicou um dos organizadores do evento.

O maior evento esportivo do mundo, as Olimpíadas teve data alterada, os campeonatos de futebol no Brasil não estão sendo realizados, a Formula 1 não está realizando as suas etapas, mas o Arrancadão pode acontecer?, indagou um morador da região que pediu para não ser identificado.

Moradores relataram que acionaram a Polícia Militar, que esteve no local, e informou que não pode fazer mais nada que não fosse olhar, já que o responsável pelo evento comprovou via documentação, que estava respaldado via alvarás para a realização do “Arrancadão”.

“Eles estavam agindo dentro da legalidade, apresentaram documentos”. 

Fonte: Blog do Waldemir