Notícias e Informações em tempo real dos municípios que compõem a região da Baixada Cuiabana
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Botelho chama atenção de deputados sobre tumulto no Plenário e confirma 11 casos de Covid-19

Redação: Notícias da Baixada | 20/05/2020 - 12:00
Botelho chama atenção de deputados sobre tumulto no Plenário e confirma 11 casos de Covid-19

Já são 11 os casos confirmados, sem considerar o Xisto Bueno (advogado e ex-servidor da ALMT), que ficava aqui o tempo todo. Então, nós temos que tomar todas as precauções e, ainda vamos discutir sobre isso e tomar medidas mais duras aqui dentro para os próximos 10 dias. Eu não quero ser indelicado, mas peço que os deputados não se aglomerem aqui atrás de mim”, disse Botelho ao se referir ao dispositivo da Mesa Diretora.

Nesta terça, o Parlamento Estadual contabilizou o 7º caso de contaminação, contraído por uma assessora legislativa da presidência, o que preocupou ainda mais o democrata e o levou a tomar medidas mais rígidas de combate a disseminação do vírus que já fez 32 vítimas fatais em todo estado, além de infectar mais de mil pessoas, conforme boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de Estado de Saúde (SES), no final da tarde de ontem.

Conforme noticiado, diante dos fatos, o chefe do Legislativo já estuda adiar o retorno do atendimento ao público previsto para ocorrer na próxima segunda-feira (25), conforme Resolução Normativa assina e publicada na semana passada.

Entre os acometidos pelo vírus, consta o nome do deputado Paulo Araújo (PP). Ele, assim como os demais funcionários infectados cumprem isolamento domiciliar e são monitorados pela Vigilância Epidemiológica.

Os servidores em questão, estão lotados nos Núcleos Ambiental, Econômico, Social, na Secretaria-Geral e no gabinete do deputado Carlos Avalone (PSDB). Já os setores dos últimos 4 casos de Covid-19, confirmados por Botelho nesta quarta, não foram divulgados.

No final de semana, o Parlamento contou com o apoio do Corpo de Bombeiros (CBMMT), que realizou a desinfecção de todo o prédio. Os casos confirmados de contágio envolvem servidor do Núcleo Ambiental, Econômico, Social, Secretaria-Geral, gabinetes do deputado Carlos Avallone (PSDB) e da presidência, além do parlamentar Paulo Araújo.  

Sessão Remota

Desde o dia 27 de abril, deputados, à exceção dos parlamentares da Mesa Diretora, participam da sessão por meio de plataforma digital. A iniciativa, foi uma maneira encontrada de combater a disseminação do vírus, na Casa de Leis, que contam com 24 deputados.

Já os servidores considerados grupo de risco, seja por idade acima de 60 anos ou doença crônica, cumprem expediente pelo sistema ‘home-office’.

 

Descontaminação

Para garantir um ambiente livre de contaminação pelo novo coronavírus, no último fim de semana, a ALMT recebeu os serviços de sanitização de ambiente. A medida foi mais uma das ações adotadas pela ALMT na prevenção à disseminação da doença.

“O objetivo foi reduzir a possível carga biológica  para eliminar os riscos de contágio”, afirmou o coronel BMMT Aluísio Metelo, da Coordenadoria de Proteção Contra Incêndio e Pânico da ALMT, responsável pelo trabalho realizado. A ação de higienização, assepsia e desinfecção nas dependências internas e externas teve início na manhã de quinta-feira (14) e foi concluída na sexta (15), conforme explicou o coordenador.

. 

Fonte: Hipernoticias