Notícias e Informações em tempo real dos municípios que compõem a região da Baixada Cuiabana
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Projeto iniciado na gestão do prefeito Valdirzinho é firmado entre a AL e o Consórcio do Vale do Rio Cuiabá

Redação: Notícias da Baixada | 07/02/2020 - 11:29
Projeto iniciado na gestão do prefeito Valdirzinho é firmado entre a AL e o Consórcio do Vale do Rio Cuiabá Valdirzinho com prefeitos do Vale do Rio Cuiabá, cuja entidade ele presidiu em 2019

O prefeito de Santo Antônio de Leverger, Valdir Castro Filho (PSD), que foi presidente por cerca de dois anos, do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, comemorou a assinatura de parceria firmada pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso, para a regularização fundiária da Baixada Cuiabana.

A parceria firmada tem a intenção de entregar oito mil títulos definitivos, nos 13 municípios que compões o Vale do Rio Cuiabá.

Valdirzinho lembrou das várias reuniões que participou na gestão do então ex-governador José Pedro Gonçalves Taques, para tratar da regularização fundiária da região.

“Tanto como prefeito de Santo Antônio de Leverger, como também, presidente do Consórcio do Vale do Rio Cuiabá, nós trabalhamos muito para levar a regularização à essas famílias, são milhares de pessoas que vivem da terra e merecem a documento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho, juntamente com o atual presidente do Consórcio, prefeito Ederzio de Oliveira, o Garrincha, e o representante do Intermant, Danilo Fernandes, estão de parabéns em firmarem está parceria”, ressaltou o prefeito.

Para Valdirzinho, essa parceria é de interesse social, porque vai atender milhares de famílias que não dispõem de recursos para obter o documento da propriedade, “é proporcionar dignidade ao povo”.

O prefeito de Leverger ainda falou sobre o desenvolvimento econômico da região. “Muitos produtores rurais precisão de um trator, de equipamentos de irrigação, de condições para produzir mais e melhor, coisa que um financiamento poderia resolver, mas sempre esbarram na questão da documentação, agora, com esta parceria firmada, tenho certeza que a esperança de dias melhores é muito grande entre os produtores do Vale do Rio Cuiabá”, disse Valdirzinho.

A Assembleia Legislativa (ALMT), juntamente com o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, assinaram um protocolo de intenções, na última quarta-feira (5), na Presidência da ALMT, com objetivos de resolver as questões fundiárias e movimentar a economia da região.

O deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (DEM), alertou que a falta dessa regularização fundiária é um grande gargalo do estado e garantiu aos prefeitos que o governo priorizará a ação, especialmente na Baixada Cuiabana, região onde considera o problema ainda maior.

Municípios que compões o Vale do Rio Cuiabá:

Acorizal, Barão de Melgaço, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Cuiabá, Várzea Grande, Nobres, Nova Brasilândia, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Planalto da Serra, Jangada e Rosário Oeste.

Botelho também lembrou da importância de se desenvolver o setor de turismo nesses municípios e disse que um dos pilares do governo é o turismo, com projetos importantes, para desenvolver essa cadeia produtiva do turismo de uma forma mais eficaz, podendo assim, gerar recursos para os municípios.

“A união dos prefeitos através dos consórcios é fundamental para viabilizar essa parceria”.

O diretor de Regularização Fundiária Rural do Intermat, Danilo Fernandes Lima garantiu o empenho da entidade para o desenvolvimento e consolidação da proposta firmada com a Assembleia Legislativa. 

    

Fonte: Redação