Notícias e Informações em tempo real dos municípios que compõem a região da Baixada Cuiabana
NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO

Rompimento de barragem em Livramento: Região poderá ter energia restabelecida hoje

"A Defesa Civil de Nossa Senhora do Livramento e o prefeito Silmar de Souza acompanham o serviço de perto.”

Redação: Notícias da Baixada | 03/10/2019 - 15:53
Rompimento de barragem em Livramento: Região poderá ter energia restabelecida hoje Imagens da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

A comunidade de Tanque Belo (Brejal), Região de garimpo onde se rompeu uma barragem de rejeitos na última segunda-feira (1º), poderá ter a energia restabelecida no final da tarde desta quinta-feira (3).

A Energisa está no local realizando a troca de postes danificados por conta do incidente. A Defesa Civil de Nossa Senhora do Livramento e o prefeito local Silmar de Souza acompanham o serviço de perto.

Ontem pela manhã, o prefeito livramentense solicitou o retorno de equipes da Defesa Civil e da Vigilância Sanitária Municipal no local para inspecionarem os poços de água usados por moradores da área atingida.

Fiscalização Sobre fiscalização de garimpos ou mineradoras vale ressaltar que isso é de competência da Agência Nacional de Mineração (ANM). Mas, existe um convênio entre o município livramentense e a ANM.

Porém, limita-se uma fiscalização assídua municipal na atividade. Parte do documento (convênio) relata que qualquer agente de fiscalização municipal só pode adentrar em uma propriedade mineradora se estiver acompanhado de fiscal ou agente da ANM.

Dessa forma, a municipalidade cobra para que haja uma mudança na regulamentação que dê maior autonomia ao município para uma fiscalização contínua e mais abrangente.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Pref